top of page

SERVIÇOS

 

 

"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."

 

 

HERMAN   HESSEN                                                                                                                                 

 

Psicoterapia individual: Quem busca esse tipo de tratamento?
 
A psicoterapia é procurada por pessoas que possuem algum tipo de sofrimento, ou sente que alguma área da sua vida pode estar insastisfatória, como por exemplo a área afetiva, profissional, relacionamentos interpessoais ou conflitos internos.
Além desses aspectos, o psicólogo pode avaliar e tratar vários  transtornos como nos exemplos a seguir:
Transtorno de Ansiedade:  É  um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação perigosa. Uma das manifestações desse transtorno é um estado de tensão aparentemente sem motivo e sem controle. Esse medo irracional pode afetar ou até mesmo impossibilitar a realização das atividades de rotina. 
Os sintomas são variáveis, mas compreendem nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração,  palpitações, tonturas e desconforto epigástrico. Medos de que o paciente ou um de seus próximos irá brevemente ficar doente ou sofrer um acidente são freqüentemente expressos,  (CID 10 ).
 
 
 
Fobia:  É o medo irracional que afeta o comportamento de quem sofre. É um transtorno psicológico que causa impedimento, como por exemplo o de se aproximar de altura, viajar de avião, usar o elevador.  Além do medo intenso de tempestade, animal, inseto, entre outros. 
 
 
 
Depressão: É uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Geralmente acompanha um sentimento intenso de desânimo, insatisfação com a vida e isolamento.

 

Os sintomas de depressão mais frequentes são:

  • Tristeza, sentimento de vazio ou ansiedade persistentes;
  • Sentimentos de desesperança ou pessimismo;
  • Perda de interesse ou prazer em hobbies e atividades que antes eram prazerosas;
  • Dificuldade de concentração, memória ou tomada de decisão;
  • Inquietação ou irritabilidade;
  • Pensamentos de morte ou suicídio;
  • Insônia ou dormir em excesso;
  • Falta de energia, fadiga;
  • Sentimentos de culpa, desvaloração, impotência;
  • Apetite alterado, perda ou aumento de peso.
 
 
 
 
 
 
Transtorno bipolar:  É uma oscilação no estado de humor, passando de depressão para mania. A pessoa pode sofrer alteração de um estado de mania, eufórico, hiperativo, com um otimismo desmedido para um quadro depressivo. A alternância entre esses dois estados de manie e depressão  indica um quadro de transtrono bipolar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
bottom of page